sábado, 6 de setembro de 2008

Sotaque de Gaúcho





Lendo um texto a respeito da fala dos mineiros, que é abreviada, que distorce o plural, dentre outros arranjos mais, me pus a pensar o sotaque dos gaúchos. Sim, eu sou gaúcha, mas sei ser crítica dos meus próprios hábitos. Sotaque de gaúcho é a coisa mais IRRITANTE que existe! rs. Morando em Florianópolis há um pouco mais de um ano, agora quando visito Porto Alegre consigo ouvir claramente aquela fala diferenciada, que antes a mim era comum, e ainda teimava com amigos de fora: “cantado????? A gente não falaaa cantaaadooo.”. “Bah”, “Nehm”, “tri”, são algumas das palavras rotineiramente usadas por gaúchos, que em si não tem problema algum, o problema é o jeito com são pronunciadas: “Bahh, mas La é tri legaaal neehmm”. É um fenômeno supreendente!! Quem mora lá não nota, eu mesma nunca notei, durante anos! Mas convivendo com pessoas de sotaques diferentes diariamente, pude distinguir agora. O sotaque mais acentuado e irritante é o dos jovens. Jovem tem mania de falar um malandres, e malandres de gaúcho então... Vejam bem, não tenho nada contra ninguém, eu mesma ainda falo assim, mas tenho que saber analisar os fatos com imparcialidade. Creio que devemos respeitar não só os sotaques, mas todas as diferenças, das mais diferentes culturas. Mas isso é um alerta: gaúchos, aceitem que vocês falam diferente sim, e tentem maneirar no gauches, afinal, assim fica difícil defender nossos homens e dizer que eles não são gays, porque a imagem não ajuda... :P


74 comentários:

Dri * disse...

ahhh, eu adoro o sotaque de gaucho. hahahahahaha

Fabio Neipp disse...

Eu também adoro sotaque gaúcho tchê hahahahahahaha

é cute...

Pato disse...

Baaahhh tri legallll teu blog, guriiia :P

JAMES PIZARRO disse...

Primeira vez em toda minha vida que vejo alguma(a) gaúcho(a) desdenhar do seu sotaque...não vejo nada de efeminado no sotaque gaúcho, ao contrário...e tendo conhecido uma boa parte do Brasil nestes meus 66 anos de vida sempre percebi, em TODOS os estados brasileiros o carinho e o respeito que as pessoas sentem pelo gaúcho e pelo seu modo de falar. Eu mesmo me mudei para Florianópolis, praia de Canasvieiras, e nem por isso reneguei minhas origens ou me tornei crítico do gauchês. Lamento que tu, com tão pouco tempo fora do RS já tenhas te sentido assim em relação aos teus conterrâneos.
Um abraço "trilegal" !

James Pizarro
www.professorpizarro.blogspot.com

mari disse...

Se leu todo o texto, leu que disse que não estou sendo preconceituosa, e que EU mesma ainda falo com sotaque gaúcho. Entretanto noto claramente o tom puxado e diferenciado e que a MIM particularmente incomoda. A algumas pessoas não incomoda, como aos meus amigos acima e à você. =) Mas cada um tem uma opinião e a minha está dada, e, como já disse, isenta de preconceito.

Gabriel Disconzi Barboza disse...

Imparcial e julga irritante o sotaque? Se toma posição já é parcial.

E só no Rio Grande do Sul, tem vários sotaques diferentes: gringo, alemão, bugre, port-alegrense...

Eu particularmente não gosto do da Capital, mas tentando bater contra isso que ganhei um apelido.

(sim, eu sou bem parcial)

Fuckin'Jay disse...

se enrolou c/ os conterraneos falando de sotaque agora ein? hauhauha,
Ah, tudo bem gente, o sotaque mais legal é o de BSB mesmo!!!

Um universo pensante de carne e osso! disse...

jura, guria, quer sotaque mais irritante do que o barriga verde??? "lâmbretínha dágua"! hehehe

fifopoa.blogspot.com

FI.LI.PO - フィリポ disse...

Oi pessoa vegana que eu tb nunca vi, te indignastes com o "lâmbretínha dágua", ein??? hehe :P

Olha so, tb sou de POA e ja morei em algumas cidades fora do RS. E SEMPRE todo mundo acha nosso sotaque TRI LEGAL! Tipo, as pessoas pedem pra gente ficar falando so pra ficarem curtindo nosso sotaque! OK, as pessoas tb pedem pra gente fazer churrasco, mas dai jah eh mais complicado (pois, apesar de gaucho, considero churrasco um ritual primitivo e barbaro). Entao, foi realmente um choque pra mim, me cairam os butia do bolso com a tua polemica opiniao sobre o assunto, ainda mais quando levantou um questionamento sobre a sexualidade versus sotaque. Jura, ne???

Tb curti teu blog, adicionei na minha lista de preferidos (da uma olhada lá, guria!) :P

beijos e abracos veganos, tchê! ;)

Cristina Sanchez disse...

Concordo com a Mari.. depois que saí de sampa comecei a sentir o sotaque.. até em mim.. nehh Mêeeu..
mas assim, se tem alguma coisa que eu discordo plenamente é quando afirmas que sotaque de gaucho é a coisa mais irritante que existe! acho que pode ser a segunda, não existe sotaque pior do que de carioca!!!
(ah, e o texto ofendeu a gauchada heim.. corajosa minha amiga)

MR MOJOMAKER disse...

:P
ESQUECE ESSA PALAVRA, 'IMPARCIAL';
E DA UMA ESTUDADA NA PALAVRA 'PRECONCEITO'... E NÃO CULTIVA PEQUENESAS RELACIONAIS NO TEU CORAÇÃOZINHO.

HÁ UM ÚNICO LIMITE PARA OS SOTAQUES: O ENTENDIMENTO.

comentário disse...

Simplesmente redículo seu comentário. Não vejo problema algum no nosso modo de falar, pelo contrário, se falamos cantando, rezando, dançando, ou chorando é problema nosso, o mais importante é assumirmos oq SOMOS. Faz parte da nossa cultura, das nossas raizes.
E mais, não acho q tenhamos q defender nossos homens e provar para o resto do mundo q eles não são gays, sabe pq?? Pq eles mesmo o fazem, e quem está em dúvida q venha tirar a prova, eu sei q aqui tem homem como tem nos outros Estados tb.
Agora, quanto a vc querida escritora de Florianópolis, reveja sua cultura, suas raizes e ao invés de tentar mudá-las procure entedê-las....isso é aceitar e admirar oq temos d mais rico. As diferentes culturas do nosso País.
Ahh...só pra ressaltar, nem gaúchos, nem mineiros, nem cariocas e ninguémmmmm deve mudar seu jeito de ser, não importa se vão achar diferente, estranho ou algo assim, sejamos nós mesmos, eh essa diferença que enriquece o nosso mundo.

Um abraço!

HERNANI MUSIC disse...

Bahh eu sou gaucho née nem por isto falo mall.
ao contrario o sotaque é dificil pra quem não vive no sul porto alegre é meu lugar onde nasci e quero morrer.
gurias e guris vamos honra nossa bandeira amarelinha e vermelha os gauchos tem que ser tricolores imortais néh gremio sempre no coração então colorados não sejam burros e metidos

Alessandro Silveira disse...

Esse de longe é o texto mais ridículo que eu já li sobre o sotaque de quem quer que seja, primeiro que não há nada de errado com o sotaque de Porto Alegre, pois no interior o sotaque é diferente.
Tem gente que no lugar do cerebro tem um receptor da rede globo na cabeça.

meire ellen disse...

Baaah Tchê!

adoorooo o sotaque gaúcho..! :P

Carlinha disse...

Tbm acho o sotaque gaúcho trii Legal tchê' Foi a coisa mias ridícula que já li também' Pensa bem se tu é gaúcha de verdade para depois criticar algo que tu mesma faz :)

Anônimo disse...

Se vc acha estranho o sotaque dos gaucos, imagina os dos catarinenses..Quex quex se não quex dix

Monique Marques disse...

Oiie guria!
Bahh, eu adoro o sotaque gaucho"tchê"
acho tri legal!
Vou me aperfeiçoar e me mandar pra esse lugar maravilhoso que é o RS!
Estou largando meu sotaque paulista e vou virar uma gaucha legitima... (quem sabe né)


Té mais guria, bjooxs e boa noite!

escritora disse...

AAh, eu sou mineira, e amo o meu jeito de falar.. Apesar de muitos acharem 'caipira' e eu gosto muito do sotaque gaúcho também. Todo mundo tem sua opinião, mas acho que você deveria gostar do seu sotaque. Muito tri seu sotaque guria :p OUEROIUREOIURE' ;*

Anônimo disse...

Eu sempre achei o sotaque gaúcho muito "espanholado".
Mas sotaques irritantes mesmo são os de São Paulo e Rio de Janeiro.

O paulista típico tem um sotaque italianado misturado com o sotaque jeca do interior do estado.

E o carioca então?Fala amolecendo a língua,querendo dar uma de gostoso (a) e malandro (a).Troca o "s" pelo "r"...Enjoativo demais!

Anônimo disse...

sutaque gaucho é demais tchê
bah eu acho tri legal

A-line disse...

Saiba diferenciar "gauchês" de "portoalegrês".

tudo para gays disse...

eu sou mineiro e meu sonho e tre sotaque gaucho

luciene disse...

Eu amo o sotaque gaúcho ! Acho um dos jeitos de falar mais bonitos que tem! e se alguem diz que é cantado ou algo do genero , não me importo , o importante é que nasci aqui *-* !

luciene disse...

Eu amo o sotaque gaúcho ! Acho um dos jeitos de falar mais bonitos que tem! e se alguem diz que é cantado ou algo do genero , não me importo , o importante é que nasci aqui *-* !

Anônimo disse...

Eu sou paulista, nasci aqui e moro aki até hoje, acho tri o sotaque de gaucho :P tchê!

Cintinha disse...

O sotaque gaúcho e a coisa mais irritante??
Respeito oq ue tu pensa!Mas acho que então para de se declarar gaucha, por que uma caracteristica forte do gaúcho é amar seu povo, sua terra, sua cultura e seu sotaque!Penso que todos devem se orgulhar de sua origem...agora o mais engraçado é tu te basear o que nossos co-irmãos catarinenses falam sobre nosso sotaque!Afinal, "tais brabinho tais??"
é lindo? aff
Gaúcha, sim tchê!E sou tri feliz de ser, NUNCA quero nem pensar em morar em outro chão que não seja na minha querÊncia amada!
Bah, posso então ter saido pouco do Estado, conheço apenas 15 Estados brasileiros e sempre escutei que o sotaque gaucho é TRI LEGAL!
E quando a ser gay e sotaque? que inbecilidade!
teh mais

natalia disse...

eu acho q quem escreveu esse texto tem que se esconder meu..
nada a ve que coisa idiota até pq eu nao conheço nenhum estado do Brasil q tenha e respeite sua cultura como o RS eu sou gaucha com muuuut orgulho nunca vou mudar meu jeito de falar pq tem gente q nao gosta aff.
pense oq quiser falem oq quiser mas o RS ta no meu coraçao.

Vegana disse...

Ai ai... as pessoas se acham cultas, sábias e corretas e vem aqui e soltam um monte de merda. Meu, gosta do sotaque problema seu, eu não gosto e daí? cada um cada um, vamos se ligar, quanta INGORÂNCIA!!!!!

Vegana disse...

Ah, e pior, ainda acham que bairrismo é bonito... tsc tsc

Eisenherz disse...

Nao importa o sotaque, mas sim que as mulheres tenham peitos grandes, como a Gisele Bündchen ou a autora deste blog.

Anônimo disse...

que podre isso ! sutaque de gaucho não é inrritante --'

Anônimo disse...

o que essa louca ta falando, irritante deve ser a vida dela, vai toma banho falando mal do nosso sotaque, tu não deve prestar mesmo. Crítica ridícula sobre o nosso sotaque. VTNC (QUER SABER O QUE SIGNIFICA ISSO?)

lud_amigadomundo disse...

o guria tu renega a tua origem e o povo gaúcho grosso é a forma que tu fala dos gaúchos nosso sotaque é tri legal e chega de papo furado hahahaha

lud_amigadomundo disse...

o guria tu renega a tua origem e o povo gaúcho grosso é a forma que tu fala dos gaúchos nosso sotaque é tri legal e chega de papo furado hahahaha

FilipeMeltzer disse...

Mas o guria! Não fala do que não conhece! Primeiro! Conheço MUITA gente de outros estados e nunca havia ouvido o que tu esta falando ai. O Sotaque gaúcho não tem nada de afeminado, e sim o catarinês é que têm! Na minha opinião é o sotaque mais horrendo...

E outra! Erraste feio em falar do sotaque de sua origem! Me admira você, uma gaucha de sangue, não se orgulhar do seu povo, e ainda por cima desdenha-lo em público... Devia saber que receberia MUITAS críticas do único povo brasileiro que tem tanto orgulho de ser o que é.

Se você têm cabeça fraca e já deixaste se corromper pelo ódio que os catarinas tem pelo RS, me perdoe, mas não nos difame! (e sim, catarinas apesar de serem filhos de gauchos sentem ódio do rio grande sei la por que! Não negue)

Perdão caso tenha sido grosseiro, mas se tem uma coisa que tenho orgulho, é de ser gaúcho, e de falar, de acordo com você, com o pior sotaque que há!

Bia Ritz disse...

Nusss
Vc tá meio revoltada com os Gaúchos né, apesar de ser uma Gaúcha...
Vou dizer uma coisa, conheci um Gaúcho tem mais ou menos 2 meses, sou do Sul de Minas, mas olha, adorei o sotaque, detalhe, achei até provocante...hj sou super amiga do Tal Gaúcho, só ñ saio com ele pq estamos presos a outras pessoas, mas achei super legal, Tri legal, é assim que ele fala...
Me chama de Guria, aiai
rsrsrs
adoro conversar com ele
VAMOS PARAR COM ESSE PRECONCEITO POH
Bjinhu pro meu Gaúcho lindo...Amo-te

paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paulo disse...

Primeiro um buenos dia a todos,respeito a tua opinião mas não concordo até porque o sotaque do rs são muitos tu estas falando do portualegres,gosto do sotaque dos mineiros bem melhor do que o sotaque de são paulo capital nois vamo tá indeendeendo mano não da pra querer,ex:escrevi buenos dia porque sou de dom pedrito fronteira com o uruguay.
Querem saber mais sobre sotaque do pampa gaúcho escutem a dupla cesar oliveira e rogerio melo.
Um forte quebra costela bem cinchado a todos!

Thiago disse...

oh guria se vc gosta tanto do sotaque de SC pq nao da o c* pros catarinenses entao?? vai arrumar o que fazer na vida!!

Rosielly disse...

olha menina vc é e sempre será gaúcha embora tenha vergonha disso,,,,,,,,

Verdade Esquecida disse...

nossa eu acgo o sotaque de Voces lindo o mais lindo Do Brasil, eu morro de vontade de aprender ...
rsrs

se tiver algumas aulas em mp3 eu quero rsrs

tenho vontade de falar assim
aqui em São Luis não tem sotaque de nada ! aqui é uma merda !

Anônimo disse...

Gennnnnte cada um tem sua opiniao e devemos respeitar isso. Estamos aki para comentar , e cada um fala o que sente. Ridiculo mesmo, eh ficar ofendendo a menina que comentou.

Eu disse...

Acho que essas pessoas que se irritaram com o comentario devem ser de Pelotas.
E esses que ficam criticando o sotaque carioca sao uns dispeitados.Quando chega um carioca nao tem pra mais ninguem messssmo!!!!! Eles falam bonito, arrebentam,chamam atencao,sao simpaticos, as minas ficam doidas. Sinistro demaaaaaaaaais!!!!!
Invejosos!!!!!

Anônimo disse...

Tenha orgulho de seu sotaque, eu viajo o Brasil todo e no momento estou no nordeste, e sabe o que percebi, as pessoas gostam de zoar de seu sotaque, mas tem orgulho do sotaque deles (mesmo que seja esquisito e ridiculo) e falam que é cultura. Por isso cabeça para cima e tenha orgulho de seu sotaque e de sua terra, das coisas boas que ai tem, e acredite depois de viver em varios lugares percebi mais do que nunca que o sul é maravilhoso. Bjos An

Anônimo disse...

Se eu não me engano gaúcho não fala “Nehm”, gaúcho fala "né".
Acho que vc não é gaucha.

alemao881 disse...

PARABENS
quem te critica é porque nunca saiu do estado pra ouvir o que os outros acham. é verdade falamos desse jeito anazalado a linguagem do gaucho do bonfa "bom fim" bairro tradicional da capital , escolinha do prof raimundo ,magro do bonfa personagem de Andre Damaceno:
bah , vamo da um rolêa na redeança ?
mas que miana boniata
não me faça te pega nojo
bah véio
ta triia
vo tchi fala pra tchi
de tarrrdjizinha
corrrreantchi de ouro
esse sotaque acentuado se fala não só na capital mas tambem em algumas cidades como Uruguaiana, Santa Maria e Pelotas.
esse sotaque só percebemos quando vamos para outros estados, ninguem entende nada e acham que estamos falando pelo nariz e com um chiclé na boca.

Gabriel disse...

Mas que barbaridade que essa guria ta falando! Graças a Deus que tu te foi embora do rio Grande!

Anônimo disse...

O GAUCHO E O UNICO ESTADO QUE TEM TRADICAO E ORGULHO DESTA TERRA --SE NAO GOSTO PULA.

Բℓá√iα disse...

Eu ate entendo a opinião dela, cada uma tem a sua ué? eu por exemplo sou baiana e adoro o sotaque gaucho e o meu sotaque tbm é claro. mais cada qual tem a sua opinião e devemos simplismente respeitar.

Anônimo disse...

Hehehe... Eu entendi o que Ela quis dizer e cada um tem uma opinião... Pra todos os efeitos "fica a dica" pra homarada gaúcha... Talvez puxar demais o sotaque (falar cantado) soe estranho pra quem escuta e provavelmente essa seja a opinião de muitas mulheres a diferença é que Ela teve coragem de falar!

igor disse...

Bahh, mas tu é muito provinciana mesmo. Se tu morasse em um lugar descente até seria razoavelmente compreensível tua opinião. Mas tu vive em santa catarina.Posa che.Tu vive num lugar extremamente provinciano. passar bem

eliete disse...

Isso tá me ajudando num trabalho de escola,kkkkk....valeu.

eliete disse...

ñ sou gaúcha mais vou dizer uma coisa,se pessoas me criticarem por o meu sotaque nordestino,vcs que são sem cultura,e ñ sabem respeitar as
diferenças e conviver com elas porque
se todo mundo fosse igual que graça!
teria...

Anônimo disse...

Estou há mais de dois meses no RJ. A maioria das cariocas são fascinadas pelos homens gaúchos. Das pessoas que vinham conversar comigo, notavam que eu era gaúcha e achavam muito bonito o sotaque. Os cariocas falam diferente, até parece que estão usando mal o português. Mesmo assim, eu respeito. Eles são uns amores! Isso acontece com qualquer sotaque, quem não está acostumada a escutar uma fala diferente, sempre tem erros de português. Então, não vou deixar de usar o meu sotaque gaúcho, apenas pensar antes de falar, eu gosto muito de usar bahh, tu (queres, podes,..),etc
Estou com saudades do RS (frio, churrasco, chimarrão( aqui no RJ é muito calor)).
Amo o RS!

Anônimo disse...

Eu sou de são paulo,e to morando na bahia agora.E EM BREVE TO INDO PARA PORTO ALEGRE,EU AMO O SOTAQUE GAUCHO,AS PESSOAS AQUI NA BAHIA MIM CHAMAM DE PAULISTINHA POR CAUSA DO MEU SOTAQUE,COM TANTOS 'R',MAS O SOTAQUE QUE ACHO MAIS BONITO É O DO SUL,JÁ TO ATE TREINANDO O MEU GAUCHES RSRRS.To falando ate "tu",mas porque aki na bahia tbm usa o "tu" né.Mas tem que honrar sim suas oringens...

Welington Bispo disse...

Sou de São Paulo e morei 7 anos no Maranhão e hoje moro no Rio Grande do Sul, eu também achava que paulistano não tinha sotaque , que só os paulistas do interior tinham , quanto engano depois de algum tempo percebi que os paulistano tem sotaque sim em São Paulos e enfatiza muito a letra "R" porrrrta , carrrrne, e dependendo de algumas regiões usam mistura do italiano com caipira rsrs Orrrrrra meu , mas são coisas que só percebemos quando saimos do nosso lugar de origem e cada região tem seu modo de falar e são todas belas e ja estive tambem em outros estados e adoro ouvir o sotaque de todos os estados isso enriquece culturalmente qualquer pessoa . Por isso não acho certo muitos comentarios preconceituosos sobre o modo de falar de algumas regiões não existe modo de viver, falar, agir e pensar melhor nesse Brasil somos um povo só de norte a sul olhem ao redor de vcs e perceberão ouçam a musica PARATODOS DO CHICOBUARQUE E vao entender

Anônimo disse...

Sou mineira Amoooo o sutaque gaúcho cheguei até me paixonar por um de tanto charme qe eles tem qdo começam aconverssar.. *-* ficaria horas escutando ele converssar comigo...

(Pena qe eu não me declarei e fiquei no anonimato, o que vcs acham me declaro ou não?)

Yasmin Fernandes disse...

ô guria, nem parece que tu é gaúcha! Eu sou carioca, não falo "meeermo" ao invés de "mesmo", nem falo como se tivesse toda largada ou querendo bancar a gostosa. Cariocas falam cheios de marra, mas eu não me encomodo, acho até legal, não muito, mas báh, é assim mesmo, tchê. Tu tem que honrar suas raizes guria. Eu não tenho nada contra gaúchos ou pessoas que tenham sotaque de gaúcho, eu até gosto e queria ter igual. E eu tenho descendência de gaúcho. Eu acho a coisa mais fofa eles falando *-*! Mas eu gostei do teu blog. Bjss

Isadora Couto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isadora Couto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isadora Couto disse...

Sou da Bahia e no ano retrasado fui conhecer um gaúcho com quem conversava pela internet. Como já vínhamos batendo papo há vários meses, viajei já conhecendo algumas expressões. E o contato via webcam também serviu para eu me acostumar previamente com o sotaque. Tudo bem... estávamos encantados um com o outro, a viagem foi um sonho, tudo era novidade, etc. Mas, independentemente de todas essas questões, que poderiam influenciar minha opinião, posso dizer que sim, gostei do sotaque gaúcho, achei bonito, não achei exagerado. Eu sou da Bahia, né? Talvez o meu sotaque esteja entre os mais cantados e exagerados do Brasil. Por isso, não será qualquer sotaque que irá soar exagerado aos meus ouvidos.

Mas uma coisa eu estranhei MUITO e cheguei a fazer troça com meu companheiro porto alegrense: o pouco-caso com o plural. Ao ouvir ele e outras pessoas falando "as pedra", "as casa", "os carro", eu evocava algum lugarejo no interior da Bahia, e não uma grande capital, como Porto Alegre. Isso, eu estranhei. E se fosse morar aí, trataria de me policiar para não adquirir o vício. De resto, na boa. Os baianos também têm um vício engraçado e difícil de combater. Dizemos "andano", "comeno", "fazeno", "dirigino" e por aí vai. Eu chamo esse vício de GerúNIO.

No período em que estive aí, fiquei observando as diferenças e semelhanças entre Bahia e Rio Grande do Sul. Algumas expressões não são estranhas pra nós. É o caso de "guri", que na Bahia se aplica aos meninos pequenos, ou meninotes, como costumamos dizer. Geralmente usamos a expressão quando queremos dizer que aquela pessoinha ainda não tem autonomia para tal coisa. "não, você não pode ir para essa festa, não é programa para guri". "Guri", portanto, seria, na Bahia, uma maneira carinhosa (ou menos ofensiva) de dizer "você ainda é pirralho". Hehehehehe!

Outra coisa que achei engraçada foi o lance dos preços. Quando uma vendedora, em Cambará do Sul, olhou para mim e informou "15 com 25", eu fiquei durante uns dois segundos com cara de pateta, até cair a ficha. Mas, ainda assim, me deu vontade de responder: "quarenta". Comentei isso com o gaúcho, ele riu mas não deu muita bola, deve ter achado que eu estava observando coisas demais. Até que quando ele veio à Bahia, dois meses depois, teve a impressão que e vendedora estava falando as horas pra ele, e não o preço do produto, hahahaha! Afinal, aqui costumamos falar "15 e 25", sendo que em alguns casos chegamos mesmo a falar reais e centavos. Mas quando eu comentei nosso jeito de falar, ele não acreditou muito nessa segunda alternativa. Disse algo do tipo "Bah! Fala sério que vocês dizem a coisa assim, certinha... 15 reais e 25 centavos!". Acho que a fama de preguiçoso do baiano influenciou o pensamento dele, hehehe. Mas é isso mesmo... falar o preço por extenso não é o usual, mas ocorre com certa frequecia. Normalmente, o preço por extenso é dito quando a unidade em real é um número redondo, porque aí pode gerar certa confusão. Tipo: falar 40 e 5. Daí, falamos mesmo "quarenta reais e cinco centavos". Bom, não sei como seria em Porto Alegre, pois passei quase todo o tempo viajando pelo interior do estado. Talvez a convenção de vocês seja mais prática, no final das contas. Mas o fato é que ela soa de maneira estranha e engraçada para nós, baianos.

Perceber não só as diferenças, mas também as semelhanças, é muito interessante. Fiquei surpresa em descobrir, perdida nas areias de Quintão, uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, com todo o sincretismo religioso que o culto costuma ter. Também me diverti fotografando um cartaz numa padaria em Maquiné, que anunciava o preço do pãozinho francês. Afinal, nós aqui também temos cacetinho, YES! ;)

Abraços da Bahia a todos os gaúchos.

Anônimo disse...

It's very effortless to find out any matter on net as compared to textbooks, as I found this post at this web page.

Stop by my web-site - Abercrombie Pas Cher

Anônimo disse...

Pretty section of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts.
Any way I will be subscribing to your feeds and even I
achievement you access consistently rapidly.

Here is my webpage; Nike Air Max

Anônimo disse...

Hello There. I found your blog using msn. This is a very well written article.

I will make sure to bookmark it and return to read more of your useful
info. Thanks for the post. I will certainly comeback.

Also visit my web blog Louis Vuitton Outlet

Anônimo disse...

Hi there i am kavin, its my first occasion to commenting anywhere,
when i read this piece of writing i thought i could also make comment due to
this sensible piece of writing.

My web-site :: Michael Kors Canada

Anônimo disse...

Hi there every one, here every person is sharing
such know-how, therefore it's fastidious to read this web site, and I used to go to see this web site everyday.

My web page Nike Air Max

Anônimo disse...

a diaba foi morar em Santa Catarina e quer falar do sotaque dos gaúchos...
mas vai carpir!!!

Anônimo disse...

Gosto do meu sutaque (Gaucho) mas todos riem mudei de cidade depois que meus pais foram transferidos para Pentecoste

Anônimo disse...

TE ESCONDE! muda pra floripa e quer falar do sotaque gaúcho. Tu não tem identidade mesmo. De fato, não é gaúcha!

Anônimo disse...

Olá!!! Acho que sotaque é questão de personalidade!! Sou gaúcha e não mudaria por nada o meu sotaque!!! Pessoas de personalidade podem mudar de cidade, estado ou país que jamais mudarão o modo de falar. Respeito o sotaque de todos, mas o nosso é lindo e maravilhoso!! Os gaúchos e as gaúchas no Rio de Janeiro por exemplo, fazem muiiiiiito sucesso até onde eu sei!!!!! E
quem não gostar do sotaque gaúcho que nem apareça por aqui!!! Visite ou more em outro lugar! Caso contrário, será bem recebido!!!
Bj

Anônimo disse...

olha aki guria vo te fala uma coisa , essa coisa de gaucho ( a ) sai do rio grande e depois volta falando mal da propia gente e defendendo os idiota dos otros paises me anoja de uma maneira que tu nao sabe , olha aki , ja tive em varios lugares , minha mãe mesmo é do piaui , e digo que o nosso sutaque é o mais bonito de todos , então se tu que fica ai puxando saco dos catarinense o problemaé teu , agora nao vem dize que sutaque de gaucho é um sutaque gay ,

cleydsom da costa esser disse...

o rio grande do sul tem o melhor sutaque e o mais bonito do brasil , e te digo , tu nao merece te nacido no rio grande do sul , fica fazendo postagemzinha de blog criticando a propia gente , peloamor de deus né

Anônimo disse...

Guria sotaque de gaucho e o melhor que tem,Tu nao tem nocãon da vontade que eu tenho de ter teu sutaque sou carioca porem de vez enquando falo igual gaucha